Comentários, Sugestões e Dúvidas

O site Flora brasiliensis deve ser visto como um sistema em desenvolvimento e que está sendo alimentado dinamicamente de modo que as informações fiquem disponíveis tão logo sejam inseridas no sistema. O corpo principal do trabalho foi focado nos 15 volumes, divididos em 40 partes, produzidos entre 1840 e 1906.

Atualmente, todas as 3811 pranchas da obra estão disponíveis e as imagens dos textos serão disponibilizadas em breve.

Os nomes científicos citados na obra estão sendo digitados, com as grafias e dentro das categorias originais, por uma equipe de digitadores treinados e supervisionados por uma taxonomista. Detalhes sobre os procedimentos para a inserção dos nomes dos táxons são descritos no item "andamento do projeto".

O processo de atualização dos nomes científicos está ainda em fase inicial e será feita de forma colaborativa, envolvendo uma grande quantidade de pesquisadores nacionais e internacionais. Numa primeira etapa, apenas algumas famílias terão os nomes científicos atualizados para que possamos garantir a consistência do sistema. Em breve, entretanto, esperamos envolver muitos outros pesquisadores no processo. A escolha desses pesquisadores será feita por uma comissão coordenadora do projeto.

Os números que mostram a evolução dos trabalhos podem ser acompanhados na página de Estatísticas de Conteúdo.

Os indicadores de conteúdo foram baseados em números apontados no volume 1 parte 1 da Flora brasiliensis. Não é possível saber se esses números serão coincidentes com o número de táxons inseridos no banco de dados, uma vez que muitos nomes aparecem citados em "observações" ou como "táxons excluídos" na obra e não é possível saber se esses nomes foram considerados naquela estimativa. Os valores apontados são: 2.253 gêneros; 22.767 espécies, 5.689 novas, 19.629 brasileiras e 3.138 extrabrasileiras.

Um grande esforço está sendo feito para garantir a qualidade da informação, porém, dada a complexidade do trabalho, erros podem ocorrer. Assim, qualquer erro que seja identificado, deve ser reportado. A colaboração dos usuários é de extrema importância para nós.

Pedimos que qualquer comentário, sugestão ou dúvida seja encaminhado através de email para o endereço: